Tommaso Palamidessi O CANTO E A ARTE DO CANTAR SANTIFICANTE

A possibilidade de cantar bem, de cantar de maneira natural depende de variados factores, mas primeiro de tudo da atitude do cantor a abraçar a extensão dos sons baixos e agudos da melodia.

A extensão da voz é o intervalo entre a nota mais baixa e a mais alta que essa pode alcançar. A voz em geral não vai além das duas oitavas, só raros indivíduos chegam também ás três oitavas. E em esquema a extensão das diversas vozes nos cantores com as suas posições na escala musical.

A cada nota foi colocado no alto um numero ( 1 ou 2 ou 3 ou 4 ou 5) para indicar a oitava da mais baixa à mais alta.  Ao canto existe as vibrações de cada nota em correspondência do diapasão (corista) internacional fixado para  La de terceira oitava a 870 vibrações simples.

A voz de quem canta é comparável a um órgão a ance membranoso (N.T. ou seja com dupla palheta). A laringe é o aparelho vocal e musical o cujo porta-vento (N.T. entrada do ar) é dado pelos brônquios, pela traqueia e pela parte inferior da laringe, e o tubo da adição, ou ressonante, situado na cavidade superior da glote. A palheta é constituída pela corda vocal inferior, tórax e pulmões têm a função de  manter o sopro.

As cordas vocais inferiores situadas na laringe, funcionam como ance  elásticas, para que possam mudar de  comprimento, largura, espessura e tensão a cada instante também independente da pressão do ar que atravessando-a as faz vibrar. Se trata é claro dos mecanismos ou dispositivos electro mecânicos naturais.

As cordas vocais são compostas por três tecidos, mucosa, ligamento elástico e musculoso tireo-aritenóide, mas aquele que além de todos faz variar a tensão das cordas vocais é o tecido muscular tireo-aritenóide, porque vem considerado pelos fisiologistas a verdadeira corda vocal.

Quando o som é gerado é reforçado pelas vibrações daquelas partes anatómicas colocadas acima e sob a glote. A emissão de um som agudo é acompanhado da subida da laringe e do cabo que se leva para traz, nos sons graves se baixa a laringe e o mento. 

 

Contacta-nos

Para entrar em contato com Arqueosófica, por questões relativas à atividades ou ao material da escola, pode deixar uma mensagem aqui. Adere á Arqueosófica e difundam a Arqueosofia para a salvação daquilo que na actual sociedade mundial é ainda possível salvar.